<$BlogRSDUrl$>
 
COR NAS PAREDES

Eu gosto da idéia de um única parede no cômodo pintada de uma cor diferente, talvez uma cor forte. Olhe aqui o efeito que cada cor tem no ambiente.
 
OBJETO DO DESEJO VIII - janelas de vidros duplos

A parte de trás do terreno é voltada para uma avenida bem movimentada. Alguns metros e vários eucaliptos separam a casa da barulheira dos carros e caminhões. Segundo o arquiteto, as árvores formam uma barreira 'verde' contra o barulho. Mas, para me precaver, eu quero instalar janelas com vidros duplos. Nas janelas com vidros duplos: dois vidros são separados por uma camada de ar seco que funciona como um isolamento termo-acústico. Elas são assim:


 
ESCADA

Eu gosto muito do modelo desta escada: degraus de madeira e balizadores [as luzes embutidas na parede, na altura dos degraus].


 
CÁPSULA DO TEMPO

Quando começar a construção da casa, eu quero enterrar uma cápsula do tempo com fotos do terreno e dos arredores, jornais do dia e revistas da semana, algumas moedas, com certeza uma cópia da revista onde saiu o projeto da casa e talvez uma carta falando um pouco sobre mim. É uma idéia que eu quero colocar em prática.
 
PORTÃO

Eu não gosto daqueles portões completamente fechados. Está certo que eles não deixam ver o que há dentro da casa, mas também impedem que quem está dentro da casa veja o que há lá fora. Assim, eu prefiro aqueles portões vazados, algo assim:


 
PORTA CAMARÃO

No projeto quase não há janelas, mas portas-balcão do tipo porta camarão. Eu não era fã de portas camarão, para mim porta camarão sempre foi sinônimo de dedo amassado no vão. Mas eu gostei do projeto, então, creio que vou mantê-las, principalmente porque elas permitem uma abertura maior.


 
AZULEJOS DE PISCINA

Vou confessar: eu acho simplesmente maravilhosas aquelas pastilhas vitrificadas para piscinas, o grande porém é que elas custam uma fortuna, algo entre 80 a 300 reais o m² contra R$ 10,00 - R$ 15,00 de azulejos próprios para piscina. E imagina só se alguém, depois que a piscina estiver pronta, irá admirar minhas pastilhas? Então, eu fico com os azulejos comuns mesmo, desde que não sejam daquela cor pasteurizada de clube.
 
OBJETO DO DESEJO VII - piscina

No projeto há a previsão de uma piscina, uma raia, na verdade. Mas eu não quero uma raia com azulejo claros daquela cor que a gente cansa de ver em clubes. Eu quero um azul mais escuro, com a marcação da raia em branco, algo assim:


 
OBJETO DO DESEJO VI - bomba de calor

Eu quero aquecer a piscina, pois, odeio piscina gelada e, uma piscina aquecida, garante seu uso por mais meses do ano do que depender das condições climáticas. Então, eu tenho lido bastante sobre o assunto. Basicamente, é possível aquecer uma piscina dos seguintes modos: com gás, com energia solar e com luz elétrica. Gás: eu não tenho simpatia por gás e o preço acompanha a variação do dólar por se tratar de um derivado de petróleo. Energia solar: não dá, simplesmente porque eu não terei um telhado para colocar as placas [que precisam corresponder, no caso de uma piscina, à mesma área dela] e, além disto, é necessário energia elétrica para que uma bomba envie a água para as placas. Então, por ora, minha escolha recai sobre as chamadas 'bombas de calor' [ou trocador de calor] usam energia elétrica e funcionam como um ar condicionado ao contrário.
 
TINTAS & CORES

O site da suvinil tem um simulador de ambientes para você brincar com uma porção de variedades de cores e testá-las em diferentes ambientes e, ainda, fornecendo as medidas das paredes, você tem idéia da quantidade de tinta que precisá comprar.
 
OBJETO DO DESEJO V - churrasqueira e forno caipira

Meu sonho de consumo para os fins de semana são uma churrasqueira e um forno caipira. Há, no projeto, a previsão de uma churrasqueira no terraço e eu quero colocar também um forno caipira, algo, mais ou menos, assim:


 
OBJETO DO DESEJO IV - aparador

Entre a cozinha e a sala de jantar a única divisão proposta no projeto é uma cortina de pvc. Bem, eu não gostei da idéia da cortina. Parece aquelas cortinas de banheiro que eu odiava [e tinha nojo] quando era pequena, aliás, para falar a verdade, tenho nojo até hoje. Então, eu pensei em usar um balcão 'movél' dividindo cozinha e sala de jantar. Um aparador com rodas [aquelas rodinha que tem travas], algo mais ou menos assim, só que maior e com portas, talvez um tampo de granito:


 
OBJETO DO DESEJO III - capa de proteção para piscina

O projeto prevê uma raia e eu não reclamei porque eu gosto de nadar e, além do mais, uma piscina valoriza uma casa [economicamente falando], se bem que dizem que você só descobre quantos 'amigos' tem o dia em que tem uma casa com piscina. Mas eu tenho gatos e quero ter filhos, então, uma piscina pede uma capa de proteção, para segurança e também para economia. Economia de que? De tudo: água, porque diminui a evaporação [em até 90%], produtos de manutenção da piscina, energia elétrica gasta na filtragem, mais detalhes aqui.


 
PISO DE CIMENTO QUEIMADO

O arquiteto sugeriu piso de cimento queimado nas salas. Este é um piso pelo qual eu sempre tive simpatia, sempre achei muito bonito. É rústico, é simples, permite escolher entre várias cores. Aqui alguns exemplos do piso de cimento queimado:




 
GUARDA-CORPO

No projeto há um guarda-corpo de vidro [guarda-corpo é a 'gradinha' da sacada] e eu, agora, passeio pela cidade olhando os guarda-corpos dos prédios e de casas. Vi um que eu gostei em uma loja na Praça Villaboin, vou ver se consigo uma foto dele para colocar aqui.

Eu consegui, na net, a foto deste guarda-corpo que é [mais ou menos] o que eu imagino:


 
OBJETO DO DESEJO II - coifa

Como dá para ver nas plantas, a cozinha é aberta, comunicando-se diretamente com a sala de jantar [aliás, com todas as salas, não há qualquer barreira física, é tudo aberto, um só vão livre], por isto eu quero uma coifa para poder bagunçar na cozinha sem medo de ser feliz. A diferença entre uma coifa e um exaustor é que a coifa tem uma tubulação que leva o ar aspirado para fora; no exaustor, o ar é puxado, passa por um feltro e é devolvido para o próprio ambiente. A coifa, obviamente, é mais cara, mas creio que vale o investimento.

Olhem esta da GE em aço escovado e vidro que parece ter saído de um dos pacotes de extensão de The Sims:



Mas eu quero mesmo é algo para ficar assim:


 
OBJETO DO DESEJO I - lareira

Eu vi a foto desta lareira em um site [provavelmente na Arquitetura & Construção mesmo] e amei. Fica registrada aqui porque agora eu quero uma igual!


 
A MAQUETE

Frente:



Alto:



Fundos:


 
AS PLANTAS

1.º pavimento: garagem, escritório, dependência de empregada, lavanderia e um pequeno depósito.


2.º pavimento: uma suíte, dois quartos, um banheiro, um lavabo, uma saleta e um escritório.


3.º pavimento: cozinha, salas e um lavabo.


4.º pavimento: terraço e churrasqueira.

 
O PROJETO

de Enrico Benedetti


 
UM LINDO PRESENTE

Vou confessar: quando ganhei a assinatura da revista, eu protestei. Era uma assinatura por 2 anos e eu gosto de parar na banca e escolher revistas, ler na capa as matérias que ela contém e decidir se vou comprar ou não. Mas eu ganhei a assinatura e como não tinha jeito: aceitei. Junto com o e-mail comunicando a assinatura, veio um link para uma pesquisa no site da revista que perguntava se o assinante tinha terreno, se pretendia construir, quando, se já tinha um arquiteto etc. Eu contei que tinha um terreno e contei também dos problemas que eu tinha com arquitetos. Algumas semanas depois, recebi um telefonema de uma jornalista da revista me oferecendo o projeto. No dia seguinte, recebi por e-mail um questionário com várias perguntas sobre o que eu queria na casa, quantas pessoas viveriam nela, o que faziam os futuros habitantes tanto nas horas de trabalho como nas horas de lazer, como queríamos os ambientes. E dois meses depois, o projeto saiu neste número da revista:


 
A BUSCA POR UM ARQUITETO

Depois de comprado o terreno, é necessário um arquiteto para tornar seu sonho realidade. A grande vantagem de fazer ao invés de comprar pronto é que a casa pode ser da maneira como você sonhou, com tudo aquilo [ou quase tudo] que você sonhou. Mas é necessário um profissional para tornar seu sonho realidade, alguém capaz de traduzir para o papel tudo o que você deseja. Adoraria dizer aqui que isto foi fácil para mim, mas não foi. Eu tive problemas com três arquitetos diferentes: um perdeu minha planta altimétrica, outro, famoso, depois da primeira reunião, nem se importou em enviar por fax ou e-mail os valores que cobraria e o último, só me enrolou. Como eu resolvi isto? Eu ganhei um projeto da revista Arquitetura & Construção. Eu sei, eu dei sorte. Meu conselho? Se você não der sorte como eu, continue procurando. Lembre-se que é você que viverá na casa e não o profissional. Se ele não entende os seus anseios enquanto a casa ainda está no papel, imagine quando estiverem construindo. Procure com calma. Converse com quem já construiu, peça indicações, visite as obras já feitas antes de contratar o arquiteto. E mais uma vez: paciência.
 
O TERRENO

A rua é sem saída, assim, quando se chega pela rua de acesso, a vista é esta:



Olhando pelo outro lado:



A parte de trás do terreno, que dá para uma grande avenida:



O limite do terreno e do talude atrás:



 
A PROCURA POR UM TERRENO

Se você quer comprar um terreno precisa de paciência, além de dinheiro. Terrenos em grandes centros urbanos - eu moro em São Paulo - são raros de encontrar. Raros e caros. Por isto é preciso paciência. Paciência porque há sempre a possibilidade de encontrar alguém precisando vender. E quando alguém precisa fazer dinheiro rápido, é fácil conseguir uma boa compra.
 
O SONHO

Creio que todo mundo, quando chega uma determinada idade, quer ter seu próprio cantinho. E este blog fala sobre a construção do meu cantinho.

Eu cresci em um apartamento e já há uns 6 anos vivo em uma casa. Gosto de morar em uma casa e quero que meus filhos [que ainda vão nascer] cresçam em uma casa e não em um apartamento. Então, ao invés de procurar um apartamento, eu procurei um terreno para construir uma casa: o meu cafofo.